Tradutor

quinta-feira, 29 de maio de 2014

Os mergulhadores dão por terminada a busca pelo pescador desaparecido em A Guardia

O trabalhos continuarão à superfície no próximo fim de semana

Os trabalhos de busca do pescador tudense desaparecido na passada quinta-feira, engolido por uma onda quando se encontrava a pescar com o seu sobrinho numa das zonas rochosas do litoral entre A Guarda e O Rosal (Pontevedra), foram suspensas e serão retomadas no próximo fim de semana com buscas à superfície.

Assim os mergulhadores do Grupo de Atividades Subaquáticas (GEAS) da Guardia Civil deram por terminadas as atividades de imersão. Os efetivos de Salvamento Marítimo para a busca à superfície voltarão a deslocar-se no fim de semana, quando se cumpre o nono dia do desaparecimento.

Enríque G. A. desapareceu à primeira hora da tarde de quinta-feira passada, juntamente com o seu sobrinho, com quem pescava numa zona conhecida por Punta Bazar.

O cadáver do sobrinho foi encontrado no domingo por mergulhadores do GEAS, preso numa cova submarina perto do local do acidente.

ADVERTISEMENT

segunda-feira, 26 de maio de 2014

Encontrado o corpo de um dos dois pescadores desaparecidos em A Guarda na passada quinta-feira

O cadáver de Diego García, sobrinho do outro desaparecido, foi localizado na proximidade do lugar onde ambos foram engolidos por uma  onda.


AL VAZQUEZ

Os mergulhadores da Guardia Civil localizaram o corpo de um dos dois pescadores que na passada quinta-feira caíram ao mar em A Guarda.

O pescador, Diego García de 22 anos e sobrinho do outro desaparecido, Enrique García de 38, foi encontrado numa cova na proximidade do lugar onde ambos foram arrebatados pelo mar, na Pedra Punta Bazar.

ADVERTISEMENT

Os especialistas do Grupo Especial de Atividades Subaquáticas (GEAS) do Instituto da Armada já tinham mergulhado ontem na zona perante a possibilidade de o mar não ter arrastado os corpos e que acabou confirmado nesta segunda tentativa.

Os pescadores eram tio e sobrinho.

As buscas do outro desaparecido continuarão esta tarde por terra já que os mergulhadores acreditam que não há condições no mar para voltar a mergulhar.

O cadáver resgatado foi levado pela Guardia Civil até ao Porto de A Guarda, onde esperará a chegada do juiz de Tui para proceder ao seu levantamento. Está prevista uma autópsia para identificação.



terça-feira, 6 de maio de 2014

D. Jorge Ortiga apela a uma maior atenção para com a segurança dos pescadores

Arcebispo de Braga visitou as Caxinas após nova tragédia
 
 
O arcebispo de Braga, D. Jorge Ortiga, esteve este domingo com as famílias dos três pescadores que morreram no naufrágio de uma embarcação nas Astúrias, em Espanha, apelando a uma maior atenção do governo para a segurança marítima.
 
“Todos nós sabemos que o mar é um conjunto de potencialidades que o país tem que aproveitar mas, por outro lado, o mar também é um complexo muito grande de armadilhas, por isso, é necessário estar preparado, quer aqueles que partem quer da parte do Governo ver o que se pode fazer no sentido de que estes casos não voltem a repetir-se, porque são muitos, são demasiado frequentes”, declarou o prelado, citado pela Rádio Renascença.
 
No domingo de manhã foi sepultado um dos pescadores portugueses que morreram no naufrágio ocorrido na passada quinta-feira, nas Astúrias, e hoje realizam-se os funerais dos outros dois pescadores.
 
Nesta altura, prosseguem as buscas para tentar localizar dois pescadores portugueses que continuam dados como desaparecidos.
 
Num comunicado, o bispo de Tui-Vigo, promotor do Apostolado do Mar da Conferência Episcopal Espanhola, manifestou a sua dor por mais este naufrágio, o terceiro em cerca de um mês.
 
“As frequentes tragédias destes últimos meses, não devem levar ao desespero e ao pessimismo, fazendo vacilar a nossa esperança”, escreve D. Quintero Fiúza, que exorta as autoridades e a sociedade em geral a não deixarem sós as famílias desses pescadores.
 
A bordo da embarcação ‘Mar Nosso’, de bandeira portuguesa e propriedade de um armador de Marín, na Galiza, estavam 12 tripulantes, dos quais cinco eram espanhóis e sete eram portugueses, a maioria das Caxinas.
 
Sete marinheiros foram resgatados com vida, os cinco espanhóis e dois portugueses.

sexta-feira, 7 de março de 2014

És Jesus Ressuscitado e me curaste



Jesus ressuscitado,
estás comigo.
Sei que  me perdoaste
e esqueceste o meu pecado;
 saraste o meu desgosto.

                                        O grito do meu pesar,
                                        do arrependimento,
                                         me  veio a tua palavra.
                                        Senti-me reconhecido,
                                      intensamente  amado

     É verdade, Ele vive!
       Gritou a minha alma, assombrada
     penetrada de alegria,
   de gozo imenso:
   Reconheci a Tua mão
  sobre o meu ombro.

 Germinou na minha alma
 a vida de Comunhão,
 que me une a Ti e ao meu irmão.

A noite de solidão acabou
E a fonte de água viva
brota.
O fogo do amor
quer penetrar já,
de luz e calor, o meu entorno.
 
 
 

quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Igreja atenta a problemas dos pescadores: Apostolado do Mar acompanha consequências do mau tempo

O diretor nacional do Apostolado do Mar, padre Sílvio Couto disse hoje à Agência ECCLESIA que a Igreja Católica está atenta à situação dos pescadores, afetados pelo mau tempo deste inverno.
 
Em Vila do Conde, nas Caxinas “a fome começa a sentir-se embora as pessoas ainda não peçam ajuda diretamente à Igreja e ao Apostolado do Mar”, referiu.
 
Já em Peniche “têm havido alguns problemas com o mar, há água a causar estragos quer nas embarcações quer nas habitações e edifícios perto do mar, mas para já a ajuda da Proteção Civil tem resolvido os problemas”.
 
Em Setúbal, mais concretamente na paróquia de São Sebastião, “notam-se já algumas carências, há famílias a passar dificuldades e algumas já andam à beira-mar a olhar para a água, à procura de algo que os possa alimentar, procuram encontrar algum pescado que ajude a sustentar a família”.
 
 
“São três exemplos de locais onde o Apostolado do Mar acompanha os pescadores: a nível nacional pode dizer-se que para já que ainda não é um problema extremamente grave, mas toda a Igreja, não só no Apostolado do Mar como noutras valências, está atenta e pronta a ajudar”, esclarece em declarações à Agência ECCLESIA o padre Sílvio Couto.
 
Para refletir sobre as dificuldades com que os pescadores se deparam, não só no inverno mas ao longo de todo o ano, vai decorrer nos próximos dias 22 e 23 o retiro do Apostolado do Mar, “uma ação habitual na época que antecede a Quaresma”.
 
O retiro que vai ter lugar no seminário do Verbo Divino, em Fátima, é apresentado como um importante “momento para desenvolver alguns temas”, visto que é uma oportunidade “de reunir pescadores vindos de vários pontos do país”.
 
‘Família - dom e mistério' é o tema do retiro do Apostolado do Mar que este ano vai ser orientado pelo padre Giafranco Bianco, pároco da Benedita no Patriarcado de Lisboa.
 
“Esperamos a presença de cerca de 250 pessoas, embora as dificuldades económicas possam levar a uma quebra na participação”, lamenta o padre Sílvio Couto.
 
No domingo, dia 23 de fevereiro, acontece a ‘Assembleia do Mar’, onde “todas as paróquias vão fazer a sua ressonância sobre a temática da família no meio marítimo”, concluiu.
 
Em Portugal o Apostolado do Mar está presente em Vila Praia de Âncora, Caxinas, Buarcos, Nazaré, Peniche, Sesimbra, Setúbal (paróquias de Anunciada e São Sebastião) e Fuzeta.

segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

TRANSPORTE MARÍTIMO ROBOTIZADO

A COMISSÃO EUROPEIA ESTUDA A POSSIBILIDADE DO TRANSPORTE MARÍTIMO ROBOTIZADO


A possibilidade técnica de construir um barco que possa navegar sem tripulação, teledirigido, existe desde há algum tempo. As normas do direito marítimo, prolixas e de carácter internacional, representaram até agora uma barreira inultrapassável. Parece impossível o arranque de um protótipo que possa ser posteriormente comercializado ante a contundência dos convénios da Organização Marítima Internacional e da própria Convenção das Nações Unidas para o Direito do Mar (UNCLOS, em siglas inglesas).

No entanto, a Comissão Europeia aprovou o projeto que lhe apresentaram diversas empresas e organismos de países membros para o estudo técnico, económico e jurídico de uma embarcação mercante robotizada, que possa navegar sem gente a bordo. O projeto Maritime Unmanned Navigation Through Intelligence in Networks (MUNIN), pretende desenvolver um modelo de barco que possa eventualmente navegar sem tripulação, dirigido por controlo remoto.

Para a justificação do projeto, destrutor de emprego líquido, a Comissão Europeia invoca o espírito inovador europeu, os exemplos dos modelos aéreos e dos veículos que podem circular sem intervenção do condutor (a Audi acaba de apresentar um modelo espetacular), e os acidentes marítimos graves que se produzem devido a erro humano. Destruição de emprego, claro, mas maior segurança e maiores benefícios para as empresas, diz a Comissão Europeia.


quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

PREPARANDO O RETIRO




Estamos a três semanas do nosso retiro anual em Fátima. Será nos dias 22 e 23 de Fevereiro, tendo por tema a família. Quem vai ajudar-nos nas reflexões será o senhor Padre Gianfranco Bianco, pároco da Benedita e capelão do hospital de Alcobaça, no Patriarcado de Lisboa. Será uma forma diferente de retiro… assim o esperamos.

Em ordem a prepararmos a vivência deste retiro, enviamos esta edição de “ Junto ao Mar”  onde, a partir de um texto do Concílio Vaticano II , colocamos algumas questões, que deverão ser reflectidas e partilhadas nos vários grupos  do Apostolado do Mar que serão depois apresentadas na” assembleia do mar”, no domingo de manhã, no retiro . Apresentamos ainda  o horário e as tarefas para o bom desenrolar do retiro .

 Como habitualmente rezemos uns pelos outros para que este momento de caminhada do Apostolado do Mar seja proveitoso a todos , tanto ao nível pessoal , como familiar e comunitário.

A.Sílvio Couto

( Director Nacional do apostolado do Mar)

 

 

 

RETIRO NACIONAL EM FÁTIMA

 

22 e 23 de Fevereiro de 2014

Seminário do Verbo Divino – Fátima

Tema: A família é dom e mistério

Pregador: Padre Gianfranco Bianco ( diocese de Lisboa)

 

Sábado – dia 22

10 h  - Oração da manhã

1º tema:

 11 h – 2º tema

12h30 – Almoço

Intervalo

16h – 3º tema

Intervalo

17h30 – 4º tema

Intervalo

18h30 – Adoração ao SSmo. Sacramento

19h30 – Jantar

21h30 – Celebração do Rosário

( 3 pessoas por paróquia em cada dezena)

1º mistério- Anunciada

2º mistério – S. Sebastião

3º mistério – Buarcos

4º mistério – Nazaré

5º mistério – Peniche

 

23h – Encerramento

 

Domingo – dia 23

10h – Assembleia do Mar(*)

Partilha dos grupos : 5 minutos de partilha/paróquia

12h30 – Almoço

15h30 – Celebração da Eucaristia

Canto – Caxinas~Leituras e Oração do Fiéis – Sesimbra

Peditório/ Ofertório – Fuzeta

 

                       (*) Testemunhos de família no Apostolado do Mar em cada grupo e /ou paróquia