Tradutor

quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Igreja atenta a problemas dos pescadores: Apostolado do Mar acompanha consequências do mau tempo

O diretor nacional do Apostolado do Mar, padre Sílvio Couto disse hoje à Agência ECCLESIA que a Igreja Católica está atenta à situação dos pescadores, afetados pelo mau tempo deste inverno.
 
Em Vila do Conde, nas Caxinas “a fome começa a sentir-se embora as pessoas ainda não peçam ajuda diretamente à Igreja e ao Apostolado do Mar”, referiu.
 
Já em Peniche “têm havido alguns problemas com o mar, há água a causar estragos quer nas embarcações quer nas habitações e edifícios perto do mar, mas para já a ajuda da Proteção Civil tem resolvido os problemas”.
 
Em Setúbal, mais concretamente na paróquia de São Sebastião, “notam-se já algumas carências, há famílias a passar dificuldades e algumas já andam à beira-mar a olhar para a água, à procura de algo que os possa alimentar, procuram encontrar algum pescado que ajude a sustentar a família”.
 
 
“São três exemplos de locais onde o Apostolado do Mar acompanha os pescadores: a nível nacional pode dizer-se que para já que ainda não é um problema extremamente grave, mas toda a Igreja, não só no Apostolado do Mar como noutras valências, está atenta e pronta a ajudar”, esclarece em declarações à Agência ECCLESIA o padre Sílvio Couto.
 
Para refletir sobre as dificuldades com que os pescadores se deparam, não só no inverno mas ao longo de todo o ano, vai decorrer nos próximos dias 22 e 23 o retiro do Apostolado do Mar, “uma ação habitual na época que antecede a Quaresma”.
 
O retiro que vai ter lugar no seminário do Verbo Divino, em Fátima, é apresentado como um importante “momento para desenvolver alguns temas”, visto que é uma oportunidade “de reunir pescadores vindos de vários pontos do país”.
 
‘Família - dom e mistério' é o tema do retiro do Apostolado do Mar que este ano vai ser orientado pelo padre Giafranco Bianco, pároco da Benedita no Patriarcado de Lisboa.
 
“Esperamos a presença de cerca de 250 pessoas, embora as dificuldades económicas possam levar a uma quebra na participação”, lamenta o padre Sílvio Couto.
 
No domingo, dia 23 de fevereiro, acontece a ‘Assembleia do Mar’, onde “todas as paróquias vão fazer a sua ressonância sobre a temática da família no meio marítimo”, concluiu.
 
Em Portugal o Apostolado do Mar está presente em Vila Praia de Âncora, Caxinas, Buarcos, Nazaré, Peniche, Sesimbra, Setúbal (paróquias de Anunciada e São Sebastião) e Fuzeta.

Sem comentários:

Enviar um comentário