Tradutor

segunda-feira, 29 de julho de 2013

A Cooperação é a chave para os Apostolados do Mar

Mais uma vez, tornou-se evidente para os membros da Associação Internacional Marítima Cristã (AIMC) que a nossa organização beneficia mais quando os seus membros individuais (os Apostolados locais), partilham conhecimentos e se apoiam publicamente nas suas múltiplas atividades.
David Dickens and Queen Elizabeth II
O Comodoro David Dickens (The Royal National Mission para pescadores do mar profundo), Alexander Campbell (Associação Rainha Victoria para os Marinheiros Reformados) e o Reverendo Hennie la Grange (secretário-geral cessante da AIMC) reuniram-se na sede da Associação Rainha Victoria para os Marinheiros Reformados (QVSR) no leste de Londres.

Do encontro ficou claro que o financiamento dos apostolados está cada vez mais difícil de encontrar. Enquanto os financiadores mudaram as suas prioridades de financiamento e desenvolveram procedimentos de aplicação para garantir donativos diligentes e fiscalmente mais atrativos, tornou-se mais difícil de obter dinheiro para serviços cruciais e respostas a emergências. Referiu-se que,  a evolução das necessidades no setor de bem-estar, não foram reconhecidas ou compreendidas pelos financiadores e doadores tradicionais.

Enquanto os financiadores foram relutantes em apoiar as instalações de estilo pousada em Londres, o QVSR vangloriou-se  dos seus níveis de ocupação de 99% ao ano. Os Moradores de longo prazo do QVSR de diversas origens marítimas tendiam a resistir tendo sido realojados no Conselho - suporte de alojamento privado - pois precisavam sentir a comunidade marítima e recuperar o seu sentido de comunidade. Anos no mar têm cortado as suas ligações à vida comunitária em terra, e isso é o que resto dos marinheiros lhes é capaz de fornecer.

Da mesma forma, a missão do apostolado do mar tem aprofundado a sua preocupação para com os marítimos estrangeiros que trabalham na pesca. Incidentes recentes de marinheiros estrangeiros encarceradosilegalmente no Reino Unido, abandonados aqui devido à falta de contratos (um caso recente, destacando-se o caso AOS GB) e de famílias com carências após a perda de vida de um familiar pescador, reforça a missão dos apostolados de resolverem usar a rede ICMA internacionalmente para chegar a estas famílias e de implementar uma rede de assistência aos marítimos internacionais.

Os líderes de RNMDSF e QVSR vieram de longe para esta reunião comprometidos a ajudar-se uns aos outros em matéria de fé e resolveram colaborar em assuntos interesse comum.

Sem comentários:

Enviar um comentário