Tradutor

segunda-feira, 29 de julho de 2013

A Cooperação é a chave para os Apostolados do Mar

Mais uma vez, tornou-se evidente para os membros da Associação Internacional Marítima Cristã (AIMC) que a nossa organização beneficia mais quando os seus membros individuais (os Apostolados locais), partilham conhecimentos e se apoiam publicamente nas suas múltiplas atividades.
David Dickens and Queen Elizabeth II
O Comodoro David Dickens (The Royal National Mission para pescadores do mar profundo), Alexander Campbell (Associação Rainha Victoria para os Marinheiros Reformados) e o Reverendo Hennie la Grange (secretário-geral cessante da AIMC) reuniram-se na sede da Associação Rainha Victoria para os Marinheiros Reformados (QVSR) no leste de Londres.

Do encontro ficou claro que o financiamento dos apostolados está cada vez mais difícil de encontrar. Enquanto os financiadores mudaram as suas prioridades de financiamento e desenvolveram procedimentos de aplicação para garantir donativos diligentes e fiscalmente mais atrativos, tornou-se mais difícil de obter dinheiro para serviços cruciais e respostas a emergências. Referiu-se que,  a evolução das necessidades no setor de bem-estar, não foram reconhecidas ou compreendidas pelos financiadores e doadores tradicionais.

Enquanto os financiadores foram relutantes em apoiar as instalações de estilo pousada em Londres, o QVSR vangloriou-se  dos seus níveis de ocupação de 99% ao ano. Os Moradores de longo prazo do QVSR de diversas origens marítimas tendiam a resistir tendo sido realojados no Conselho - suporte de alojamento privado - pois precisavam sentir a comunidade marítima e recuperar o seu sentido de comunidade. Anos no mar têm cortado as suas ligações à vida comunitária em terra, e isso é o que resto dos marinheiros lhes é capaz de fornecer.

Da mesma forma, a missão do apostolado do mar tem aprofundado a sua preocupação para com os marítimos estrangeiros que trabalham na pesca. Incidentes recentes de marinheiros estrangeiros encarceradosilegalmente no Reino Unido, abandonados aqui devido à falta de contratos (um caso recente, destacando-se o caso AOS GB) e de famílias com carências após a perda de vida de um familiar pescador, reforça a missão dos apostolados de resolverem usar a rede ICMA internacionalmente para chegar a estas famílias e de implementar uma rede de assistência aos marítimos internacionais.

Os líderes de RNMDSF e QVSR vieram de longe para esta reunião comprometidos a ajudar-se uns aos outros em matéria de fé e resolveram colaborar em assuntos interesse comum.

sexta-feira, 12 de julho de 2013

Sinistros marítimos: Direitos dos pescadores

Acidentes marítimos, Profissionais: Atenção!

       
Se o seu navio estiver envolvido num acidente marítimo, existem diretrizes internacionais para os profissionais serem tratados com justiça mesmo admitindo que um Estado decide iniciar ou parar uma investigação ao sinistro.

       
Estas diretrizes fazem parte das orientações da OMI / OIT sobre o tratamento justo dos marítimos em caso de acidente marítimo.

        
As orientações preveem que o tratamento justo dos marítimos é da responsabilidade direta dos Estados do porto ou do Estado bandeira, do Estado donde os marítimos são naturais ou do Estado de nacionalidade dos armadores.

       
É importante  que os marinheiro compreendam os seus direitos de acordo com as orientações acima referidas de modo que, se o marítimo for questionado na sequência de um acidente, sabe o que fazer e como proteger os seus interesses.

      
Partindo do pressuposto que vai ser questionado sobre um acidente em que o seu navio esteve envolvido:
· Peça, se necessário,  a presença de um advogado antes de responder a quaisquer perguntas ou fazer quaisquer declarações aos investigadores uma vez que tais declarações poderão ser usadas contra si num futuro processo legal ou criminal
· Contacte a sua empresa e / ou sindicato para aconselhamento ou assistência
· Certifique-se dqu entende completamente tudo o que lhe é solicitado e perguntado
Se há alguma coisa que não entende:
1. Solicite às autoridades a interrupção do interrogatório
2. Solicite a ajuda de um intérprete, se sentir que é necessário
Lembre-se que, acima de tudo, é importante para proteger seus próprios interesses. Portanto, siga os conselhos recebidos da sua empresa, sindicato ou advogado e, acima de tudo, quando aconselhados a fornecer informações, seja honesto com os investigadores.

Domingo do Mar

Este domingo, 14 de julho comemora-se em todo o mundo, como todos os anos, o "Domingo do Mar", promovido pelo Apostolatus Maris, o trabalho apostólico da Igreja Católica para a assistência aos trabalhadores marítimos.
 
O presidente do Conselho Pontifício para os Migrantes e Itinerantes, Antonio Maria Veglio, explicou em  entrevista ao jornalista Fabio Colagrande, o que é o "Domingo do mar"

A tradição de celebrar o "Domingo do mar" começou na Inglaterra em 1975, quando o Apostolado do Mar (da Igreja Católica), a "Missão para os Marítimos" (anglicanos), eo "'Society Sailors" (Igreja Livre) decidiram que devia ser reservado no calendário das igrejas um dia para lembrar os marinheiros e rezar pelas suas famílias e por aqueles que os ajudam.
 
Desde então, a celebração foi ampliada para se tornar num evento internacional. Normalmente é realizada no segundo domingo de julho e reconhece o importante contributo dos marítimos para a economia de todos os países do mundo.
 
Esta festa é também importante acontecimento ecuménico pois, em muitas celebrações  sensibilizam-se as comunidades sobre as profissões dos marítimos em conjunto com outros credos cristãos, dando testemunho de unidade e cooperação em matéria de protecção dos direitos destes profissionais.

quinta-feira, 11 de julho de 2013

Secretário-geral da Organização Marítima Internacional das Nações Unidas visita marítimos em navios

Koji Sekimizu, Secretário-Geral da Organização Marítima Internacional das Nações Unidas (IMO), visitou na semana passada os pescadores do porto de Tilbury, em Londres. Sekimizu  foi acompanhado pelos capelões membros do ICMA que prestam apostolado em Tilbury.
 
Koji Sekimizu visita navios
 
Os visitantes dos navios ouviram as tripulações que partilharam as suas experiências de vida no mar.
 
Sekimizu também ouviu Paul Deacon Glock, capelão do porto do Apostolado do Mar de Tilbury, sobre o trabalho desta organização no apoio aos marítimos no dia-a-dia.
 
Os membros do ICMA apreciaram o interesse pessoal do Secretário-Geral pelos pescadores e restantes trabalhadores marítimos bem como a sua compreensão sobre o trabalho que as missões fundadas na fé estão a desenvolver nos portos para apoiar os marítimos.

quarta-feira, 10 de julho de 2013

Região Norte da Europa do ICMA realiza conferência

 
ITF ST LOGO
 
O coordenador interino-regional para a Região da Europa do Norte da Associação Marítima Cristã  Internacional, o reverendo Jaakko Laasio, convidou os capelães e outros profissionais membros do ICMA desta região para participarem nconferência regional que terá lugar em setembro deste ano. O Suomen Merimieskirkko (Missão do Marinheiro finlandês) será a instituição anfitriã..

A conferência tem início a 17 de setembro de 2013,  no Centro de Conferências Sofia, Helsinki (Finlândia) e termina no dia 20 do mesmo mês.

Do Programa destacamos:

   1 º Dia: 17 de setembro, Acolhimento e cerimónia de abertura
  2 º Dia: 18 de setembro, Painel " Entender o nosso trabalho"
  3 º Dia: 19 de setembro,  Excursão a Tallinn
  4 º Dia: 20 de setembro, Painel "Networking"
 
Segundo o reverendo Laasio, o ICMA recebeu um generoso donativo da ITFST para a realização desta conferência. Devido a esta ajuda "podemos oferecer a conferência a um preço razoável. Agradecemos, por isso, ao ITFST  a sua generosidade.

Pescadores lutam para fazer face às despesas

O Pastor Dirk Demaeght, que trabalha com os pescadores na Bélgica, alerta-nos para a situação das famílias de pescadores, nestes tempos de crise económica.
 
Dirk Demaeght Logo
 
Devemos hoje entender que, de um ponto de vista pastoral, a nossa pesca está a sangrar! Há sete navios parados por causa de dificuldades financeiras.
 
Em algumas famílias, a montanha de faturas por pagar é já impossível de cumprir. Os preços dos combustíveis continuam a subir e os preços do peixe  a cair devido a uma desaceleração no mercado europeu do peixe. Além disso, as medidas que a União Europeia assumiu tornaram a vida ainda mais difícil.

Os pescadores estão stressados e desanimados
Muitos jovens pescadores estão a abandonar o setor. Com idades compreendidas entre os  35 e 40 anos, interrogam-se sobre a viabilidade de um futuro na atividade das pescas.
 
Permanecer na pesca, aumenta a possibilidade de que, em algum momento, não vai  ser mais capaz de lidar fisicamente com o trabalho duro. Mas, por outro lado, é difícil para estes homens mudarem de carreira, conscientes da falta de habilitações e competências para o mercado de trabalho.

Devemos continuar a orar para que eles acreditem no seu futuro como pescadores.

segunda-feira, 8 de julho de 2013

O Papa Francisco visita hoje, 8 de Julho, a ilha italiana de Lampedusa

 
 
 
O Papa Francisco visita hoje a ilha italiana de Lampedusa. É a primeira visita do Papa, fora de Roma, desde que substituiu Bento XVI.

Na ilha todos preparam a chegada do Papa, embora a estadia de Francisco seja curta. A visita vai durar apenas 3h30.

Durante esse tempo o papa vai celebrar uma missa, visitar a paróquia local e homenagear a memória dos que perderam a vida no mar.
 
Esta manhã uma embarcação com 166 imigrantes ilegais foi intercetada junto à costa de Lampedusa, poucas horas antes da chegada do Papa. A embarcação está a ser escoltada pela polícia mas não se sabe onde irá atracar.

Os imigrantes devem ser levados para o centro de acolhimento onde todos os anos chegam milhares de refugiados de África.

Em comunicado, antes da visita, o Papa já tinha demonstrado que o objectivo da viagem era mostrar ao mundo o drama da imigração e rezar por todos os que perderam a vida na travessia até à Europa.