Tradutor

segunda-feira, 21 de julho de 2014

Integração e solidariedade no Mediterrâneo

Numa mensagem do Pontífice assinada pelo cardeal secretário de Estado




«Um compromisso renovado na construção de uma convivência mais justa e fraterna» entre os povos do Mediterrâneo foi pedido pelo Papa Francisco, numa mensagem assinada pelo cardeal Pietro Parolin, secretário de Estado. A ocasião foi a primeira edição, em Trapani (Itália), da manifestação «Fly for peace». Na esteira do espírito franciscano de Assis, a iniciativa visa levar ao centro do interesse nacional e internacional a urgência da paz, da cooperação e do diálogo entre culturas e religiões nas diversas realidades do mar Mediterrâneo, valorizando em particular a vocação da Sicília no processo de integração e solidariedade entre os povos, como é testemunhado também pelas trágicas vicissitudes ligadas aos desembarques de milhares de imigrantes nas costas da região.
 
O Pontífice fez votos a fim de que a manifestação «contribua para favorecer a tomada de consciência dos valores universais da paz e da solidariedade» e convidou a privilegiar sobretudo «o diálogo como forma de encontro, para evitar a globalização da indiferença, que nos faz acostumar lentamente ao sofrimento do outro». Enfim, o bispo de Roma confiou os frutos de «Fly for peace» - que recorre à colaboração da patrulha acrobática das «Frecce tricolori» da Aeronáutica militar italiana – à intercessão de Maria «a fim de que as populações da Sicília e do Mediterrâneo sejam repletas de prosperidade e esperança».
 
A mensagem pontifícia foi lida durante a missa presidida, domingo 20 de Julho, pelo bispo de Trapani, D. Pietro Maria Fragnelli, e transmitida em directo na manhã de domingo pela Rai Uno.

Sem comentários:

Enviar um comentário