Tradutor

quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Igreja atenta a problemas dos pescadores: Apostolado do Mar acompanha consequências do mau tempo

O diretor nacional do Apostolado do Mar, padre Sílvio Couto disse hoje à Agência ECCLESIA que a Igreja Católica está atenta à situação dos pescadores, afetados pelo mau tempo deste inverno.
 
Em Vila do Conde, nas Caxinas “a fome começa a sentir-se embora as pessoas ainda não peçam ajuda diretamente à Igreja e ao Apostolado do Mar”, referiu.
 
Já em Peniche “têm havido alguns problemas com o mar, há água a causar estragos quer nas embarcações quer nas habitações e edifícios perto do mar, mas para já a ajuda da Proteção Civil tem resolvido os problemas”.
 
Em Setúbal, mais concretamente na paróquia de São Sebastião, “notam-se já algumas carências, há famílias a passar dificuldades e algumas já andam à beira-mar a olhar para a água, à procura de algo que os possa alimentar, procuram encontrar algum pescado que ajude a sustentar a família”.
 
 
“São três exemplos de locais onde o Apostolado do Mar acompanha os pescadores: a nível nacional pode dizer-se que para já que ainda não é um problema extremamente grave, mas toda a Igreja, não só no Apostolado do Mar como noutras valências, está atenta e pronta a ajudar”, esclarece em declarações à Agência ECCLESIA o padre Sílvio Couto.
 
Para refletir sobre as dificuldades com que os pescadores se deparam, não só no inverno mas ao longo de todo o ano, vai decorrer nos próximos dias 22 e 23 o retiro do Apostolado do Mar, “uma ação habitual na época que antecede a Quaresma”.
 
O retiro que vai ter lugar no seminário do Verbo Divino, em Fátima, é apresentado como um importante “momento para desenvolver alguns temas”, visto que é uma oportunidade “de reunir pescadores vindos de vários pontos do país”.
 
‘Família - dom e mistério' é o tema do retiro do Apostolado do Mar que este ano vai ser orientado pelo padre Giafranco Bianco, pároco da Benedita no Patriarcado de Lisboa.
 
“Esperamos a presença de cerca de 250 pessoas, embora as dificuldades económicas possam levar a uma quebra na participação”, lamenta o padre Sílvio Couto.
 
No domingo, dia 23 de fevereiro, acontece a ‘Assembleia do Mar’, onde “todas as paróquias vão fazer a sua ressonância sobre a temática da família no meio marítimo”, concluiu.
 
Em Portugal o Apostolado do Mar está presente em Vila Praia de Âncora, Caxinas, Buarcos, Nazaré, Peniche, Sesimbra, Setúbal (paróquias de Anunciada e São Sebastião) e Fuzeta.

segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

TRANSPORTE MARÍTIMO ROBOTIZADO

A COMISSÃO EUROPEIA ESTUDA A POSSIBILIDADE DO TRANSPORTE MARÍTIMO ROBOTIZADO


A possibilidade técnica de construir um barco que possa navegar sem tripulação, teledirigido, existe desde há algum tempo. As normas do direito marítimo, prolixas e de carácter internacional, representaram até agora uma barreira inultrapassável. Parece impossível o arranque de um protótipo que possa ser posteriormente comercializado ante a contundência dos convénios da Organização Marítima Internacional e da própria Convenção das Nações Unidas para o Direito do Mar (UNCLOS, em siglas inglesas).

No entanto, a Comissão Europeia aprovou o projeto que lhe apresentaram diversas empresas e organismos de países membros para o estudo técnico, económico e jurídico de uma embarcação mercante robotizada, que possa navegar sem gente a bordo. O projeto Maritime Unmanned Navigation Through Intelligence in Networks (MUNIN), pretende desenvolver um modelo de barco que possa eventualmente navegar sem tripulação, dirigido por controlo remoto.

Para a justificação do projeto, destrutor de emprego líquido, a Comissão Europeia invoca o espírito inovador europeu, os exemplos dos modelos aéreos e dos veículos que podem circular sem intervenção do condutor (a Audi acaba de apresentar um modelo espetacular), e os acidentes marítimos graves que se produzem devido a erro humano. Destruição de emprego, claro, mas maior segurança e maiores benefícios para as empresas, diz a Comissão Europeia.


quinta-feira, 6 de fevereiro de 2014

PREPARANDO O RETIRO




Estamos a três semanas do nosso retiro anual em Fátima. Será nos dias 22 e 23 de Fevereiro, tendo por tema a família. Quem vai ajudar-nos nas reflexões será o senhor Padre Gianfranco Bianco, pároco da Benedita e capelão do hospital de Alcobaça, no Patriarcado de Lisboa. Será uma forma diferente de retiro… assim o esperamos.

Em ordem a prepararmos a vivência deste retiro, enviamos esta edição de “ Junto ao Mar”  onde, a partir de um texto do Concílio Vaticano II , colocamos algumas questões, que deverão ser reflectidas e partilhadas nos vários grupos  do Apostolado do Mar que serão depois apresentadas na” assembleia do mar”, no domingo de manhã, no retiro . Apresentamos ainda  o horário e as tarefas para o bom desenrolar do retiro .

 Como habitualmente rezemos uns pelos outros para que este momento de caminhada do Apostolado do Mar seja proveitoso a todos , tanto ao nível pessoal , como familiar e comunitário.

A.Sílvio Couto

( Director Nacional do apostolado do Mar)

 

 

 

RETIRO NACIONAL EM FÁTIMA

 

22 e 23 de Fevereiro de 2014

Seminário do Verbo Divino – Fátima

Tema: A família é dom e mistério

Pregador: Padre Gianfranco Bianco ( diocese de Lisboa)

 

Sábado – dia 22

10 h  - Oração da manhã

1º tema:

 11 h – 2º tema

12h30 – Almoço

Intervalo

16h – 3º tema

Intervalo

17h30 – 4º tema

Intervalo

18h30 – Adoração ao SSmo. Sacramento

19h30 – Jantar

21h30 – Celebração do Rosário

( 3 pessoas por paróquia em cada dezena)

1º mistério- Anunciada

2º mistério – S. Sebastião

3º mistério – Buarcos

4º mistério – Nazaré

5º mistério – Peniche

 

23h – Encerramento

 

Domingo – dia 23

10h – Assembleia do Mar(*)

Partilha dos grupos : 5 minutos de partilha/paróquia

12h30 – Almoço

15h30 – Celebração da Eucaristia

Canto – Caxinas~Leituras e Oração do Fiéis – Sesimbra

Peditório/ Ofertório – Fuzeta

 

                       (*) Testemunhos de família no Apostolado do Mar em cada grupo e /ou paróquia