Tradutor

quarta-feira, 6 de novembro de 2013

Santos da devoção do Apostolado do Mar: Santo André

 
Santo André foi um apóstolo de Jesus Cristo. No Novo testamento é sempre citado entre os quatro primeiros, junto com João, Tiago e seu irmão Pedro.
 
Apóstolo de Jesus Cristo nascido em Betsaida na Galileia. Pescador em Cafarnaum, foi o primeiro a receber de Cristo o título de Pescador de Homens e tornou-se o primeiro a recrutar novos discípulos para o Mestre. Filho de Jonas, foi discípulo de João Batista, cujo testemunho o levou juntamente com João Evangelista a seguir Jesus e convencer seu irmão mais velho, Simão Pedro a segui-los.
 
Desde aquele momento os dois irmãos tornaram-se discípulos de Cristo e deixaram tudo para seguir a Jesus. No começo da vida pública de nosso Senhor ocuparam a mesma casa em Cafarnaum.
 
Segundo as Escrituras esteve sempre próximo a Cristo durante sua vida pública. Estava presente na Última Ceia, viu o Senhor Ressuscitado, testemunhou a Ascensão, recebeu graças e dons no primeiro Pentecostes e ajudou, entre grandes ameaças e perseguições, a estabelecer a Fé na Palestina, passando provavelmente por Cítia, Épiro, Acaia e Hélade. Para Nicéforo ele pregou na Capadócia, Galácia e Bitínia, e esteve em Bizâncio, onde determinou a fundação da Igreja local e apontou São Eustáquio como primeiro bispo.Finalmente esteve na Trácia, Macedónia, Tessália e Acaia.
 
Segundo a tradição foi crucificado em Patros da Acaia, cidade na qual havia sido eleito bispo, durante o reinado de Trajano, por ordem do procônsul romano Egeias. Atado, não pregado, a uma cruz em forma de X, que ficou conhecida como a cruz de Santo André, ainda que a evidência disso não seja anterior ao século catorze.
 
As suas relíquias foram transferidas de Patros para Constantinopla e depositadas na Igreja dos Apóstolos, tornando-se padroeiro desta cidade.
 
Quando Constantinopla foi tomada pelos franceses no início do século treze, o Cardeal Pedro de Cápua trouxe as relíquias para Itália e colocou-as na Catedral de Amalfi, onde a maioria delas ainda permanece.
 
É honrado como padroeiro da Rússia e Escócia e no calendário católico é comemorado no dia 30 de novembro, data de seu martírio.

Sem comentários:

Enviar um comentário