Tradutor

terça-feira, 19 de novembro de 2013

Histórias de Fé: a verdadeira fé


Um cético perguntou a Debendranath Tagore:
- Estás sempre a falar de Deus, mas tens provas da sua existência?  Debendranath apontou para uma luz e perguntou:
- Sabes o que é isto?
- É uma luz - respondeu o cético.
- Como sabes que é uma luz? - perguntou Debendranath.
- Eu vejo-a, portanto, não há necessidade de prova.
- Então o mesmo se dá com a existência de Deus. Eu vejo-O em mim, e fora de mim, eu vejo-O dentro e através de cada coisa. Portanto, não há necessidade de prova.
E continuou:
- Enquanto a abelha se encontra no exterior das pétalas do lírio e não experimentou ainda a doçura do seu suco, ela plana em volta da flor e emite um zumbido. Mas, logo que ela penetra no seu interior; ela bebe silenciosamente o néctar.


Quando alguém estiver  a discutir e a especular sobre uma doutrina e os dogmas religiosos, é por que ainda não experimentou o néctar da verdadeira fé.

Por isso, faz silêncio e compreenderás! Onde o Espírito Eterno chega com a sua Luz, a nossa lâmpada terrestre já não é necessária.

Pobres homens que crêem que as miseráveis lâmpadas do intelecto humano dão mais luz que o doce cintilar das estrelas divinas!

Sem comentários:

Enviar um comentário