Tradutor

sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

APOSTOLADO DO MAR DE VILA PRAIA DE ÂNCORA HOMENAGEIA O PESCADOR MAIS VELHO DA COMUNIDADE MARÍTIMA LOCAL

O Apostolado do Mar de Vila Praia de Âncora homenageou no passado domingo, dia 8 de Dezembro, o pescador mais velho da Comunidade Marítima desta vila, Damião Fernandes Fão.

                Por se encontrar ausente e com problemas de saúde, não foi possível deslocar-se a Vila praia de Âncora para receber esta justa homenagem. Nesta circunstância foi na pessoa do seu filho Damião Fão que se fez representar.

                O Apostolado do Mar reconheceu assim todo o trabalho de uma vida e empenho à atividade marítima deste obreiro do mar. Uma vida longa e cheia de vicissitudes que nunca faltam a quem vive e trabalha no mar.

                Damião Fernandes Fão é filho de Daniel Fernandes Fão, o “Vermelho”, pescador e mestre do salva-vidas “Pedro Bogalho”. Desde muito cedo, ainda criança, começou a andar ao mar com o seu pai. Depois conheceu outras embarcações da pesca artesanal até embarcar para a pesca do bacalhau, primeiro à linha nos navios da Frota Branca e depois no arrasto onde foi mestre de salga.

                Como tripulante do lugre “Maria Carlota”, um navio de três mastros e apenas 41 metros de comprimento, salientou-se pela sua coragem e determinação, quando o navio teve de enfrentar uma violenta tempestade em pleno Atlântico, expondo a própria vida para salvar o navio e a sua tripulação. Outros episódios teve de viver na sua longa jornada de trabalhador do mar. Este registo é apenas um entre outros.

                Depois da experiência da pesca do bacalhau, uma experiência sacrificada que exigia o limite da resistência humana, Damião Fernandes Fão regressa ao seu Portinho onde começara, voltando a pescar nas embarcações da pesca artesanal. E foi o seu último adeus ao mar. Carregado com o peso de uma vida dedicada à atividade marítima, o velho lobo do mar retira-se na sombra duma pequena pensão. Afinal, o destino que não reconhece o trabalho dos homens do mar, merecedores de melhor recompensa pelo muito que deram.

                O Apostolado do Mar atento à vida e trabalho de quantos têm no mar o seu sustento e o das suas famílias não podia deixar de reconhecer e homenagear o mérito deste grande trabalhador do mar, uma vida de longos anos dedicada à atividade marítima.

                Toda assistência, sensibilizada, ovacionou espontaneamente o homenageado.

terça-feira, 10 de dezembro de 2013

Linda história de Amor

Era uma vez uma ilha, onde moravam os seguintes sentimentos: a alegria, a tristeza, a vaidade, a sabedoria, o amor e outros.
 
Um dia avisaram os moradores desta ilha que ela ia ser inundada. Apavorado, o amor tratou para que todos os sentimentos se salvassem avisando:
 
- Fujam todos, a ilha vai ser inundada.
 
Todos correram e pegaram no seu barquinho, para fugirem para um monte bem alto. Só o amor não se apressou, pois queria ficar um pouco mais na ilha.
 
Quando já se estava a afogar, correu para pedir ajuda.
 
Estava a passar a riqueza e ele disse:
 
- Riqueza, leva-me contigo.
 
Ela respondeu:
 
- Não posso, o meu barco está cheio de ouro e prata e tu não vais caber.
 
Passou então a vaidade e ele pediu:
 
- Oh! Vaidade, leva-me contigo.
 
- Não posso vais-me sujar o barco.
 
Logo atrás vinha a tristeza.
 
- Tristeza, posso ir contigo?
 
— Ah! Amor, estou tão triste que prefiro ir sozinha.
 
Passou a alegria, mas estava tão alegre que nem ouviu o amor a chamar por ela. Já desesperado, achando que ia ficar só, o amor começou a chorar.
 
Então passou um barquinho, onde estava um velhinho.
 
- Sobe, amor que eu levo-te.
 
O amor ficou tão radiante de felicidade que esqueceu de perguntar o nome do velhinho.
 
Chegando ao alto do monte, onde estavam os sentimentos, o amor perguntou à sabedoria:
 
- Sabedoria, quem era o velhinho que me trouxe para aqui?
 
Ela respondeu:
 
- O tempo.
 
- O tempo? Mas, por que é que só o tempo me trouxe para aqui?
 
- Porque só o tempo é capaz de ajudar e entender um grande amor.

quinta-feira, 5 de dezembro de 2013

APOSTOLADO DO MAR PROMOVE CAMPANHA SOLIDÁRIA DE ANGARIAÇÃO DE FUNDOS

 O Apostolado do Mar de Vila Praia de Âncora vai realizar uma campanha de angariação de fundos, destinada a dar cumprimento ao seu dever de acção no âmbito do apoio às suas actividades de solidariedade. 
A Obra do Mar é um movimento católico que procura dar apoio social, psicológico e espiritual à Comunidade Marítima. 

Esta campanha solidária realiza-se em cada mês  na Praça da República com a venda de diversos artigos, muitos deles confeccionados pelos voluntários, associados e amigos do Movimento que generosamente contribuem para esta acção com  as suas dádivas e trabalho, mas também por dádivas de alguns comerciantes da nossa terra. 
 
O Apostolado do Mar de Vila Praia de Âncora agradece a todos a resposta positiva a este apelo. 
A barraquinha solidária está na Praça da República para o efeito e espera a visita e o contributo de quem desejar colaborar adquirindo ou oferecendo artigos, sabendo que está a participar nos esforços duma obra que se preocupa com a Comunidade Marítima tantas vezes ignorada. 

Junte-se a esta obra, solidarize-se. Faz bem ao coração.